Atenção: Conteúdo da Segunda Semana de Aula Online (04 a 08/05 - 1ª Série E- Ensino Médio

IMPORTANTE: Anotar o tema, as habilidades e o objetivo da aula em seu caderno.



Prazo de Entrega -até quinta-feira (no dia 14/5). Pode me enviar no privado do whatsapp ou pode anexar no chat deste site. Ou ainda em meu e-mail: ednacerdeira@prof.educacao.sp.gov.br ou efce.efc.7.2013@gmail.com.


Tema da Aula: Ortografia da Língua Portuguesa.


Tempo: 4 aulas.


Objetivo da Aula: Fazer a leitura atenta dos textos “LER E NÃO ENTENDER (E NÃO DESCONFIAR ETC.)” e “FULANO”- do Material “Aprender Sempre”-p. 2, 3, 4 e 5- (Arquivo em PDF) e refletir sobre o uso da Língua Portuguesa.


Habilidade: Identificar, em um texto, normas ortográficas, de concordância, de regência ou de colocação pronominal, com base na correlação entre definição/exemplo.


A seguir, baixe o arquivo em PDF do Material "Aprender Sempre" para realizar as leituras, análises e atividades.

Aprender Sempre_LP_1 serieEM (1)
.pdf
Download PDF • 342KB



Atividades:

Atividade Prévia: Antes de iniciar a leitura dos textos, responda em seu caderno: O que esses títulos te fazem pensar? Você sabe o que é Ortografia? Explique.


Atividade específica sobre Material “Aprender Sempre”:


· Ler os referidos textos por completo e fazer as atividades- p. 3, 4 e 5.


· Reler os textos, ao mesmo tempo em que se faz a leitura das perguntas e as responde em seguida.


· Conferir as respostas, relendo trechos específicos do texto, se necessário.


· Ler, com muita atenção, o conteúdo a seguir.


· Faça uma segunda leitura e escreva em seu caderno uma definição para conto, crônica, novela e romance.


Conteúdo Extra – Embasamento para a próxima atividade do Material “Aprender Sempre”

Na aula anterior (primeiro Post do Blog), eu passei a você um Vídeo muito legal sobre as Diferenças entre Conto e Crônica (feito com atores). Sem contar, que também foi explicado sobre as semelhanças entre esses dois gêneros narrativos.


Vamos mergulhar nesse assunto um pouco mais. Antes disso, vale uma Revisão de um tema já tratado em sala de aula.


A Literatura é uma Arte. Mas o que é arte. Arte é expressão do Belo, não só do belo exterior, mas daquilo que faz a nossa alma “cantar” (se alegrar). Não sobreviveríamos se só falássemos de coisas objetivas, complexas, problemáticas e realistas demais.




Somos seres emocionais, espirituais e por isso a Arte traz o encantamento, a imaginação, a emoção, o drama, a ficção, os sonhos, o inconsciente, os desejos, os anseios da alma e muito mais.


Porém, auxilia também para o posicionamento crítico e engajamento social, mas isso é assunto para outra aula. Por hora, guarde apenas isso: a arte, sobretudo a Arte Literária- não tem compromisso com a Realidade, mas a recria com muita eficiência e utilidade.


E nesse contexto temos à nossa disposição várias manifestações artísticas: a dança, a música, o cinema, a pintura, o teatro, a literatura etc. Cada uma dessas Artes, possuem seu material inicial de produção, o que chamamos: matéria-prima. E a matéria-prima da Literatura é a “palavra”.



Por isso, Literatura é a Arte da Palavra apresentada de diferentes formas, dependendo da época histórica, social, política, filosófica e humana em que estamos vivendo.



Assim, ocorreram os Movimentos Literários ou Escolas Literárias, ora mais pautadas pela Emoção, ora mais pautadas pela Razão. Eu já iniciei esse assunto com vocês, e com o tempo, vamos nos aprofundando.


Agora, voltando a falar de conto e crônica. Eles pertencem ao gênero narrativo da literatura.


Os dois são textos curtos narrativos (contam uma história). Resumindo: na crônica, a história não é bem estruturada e nem bem finalizada; são fatos comuns do cotidiano, contados de uma maneira interessante, que pode ser reflexiva, humorística, poética ou crítica.


Já o conto é mais elaborado, com começo, meio e fim; estrutura narrativa mais complexa e volta-se para a ficção, por exemplo, pode recorrer a um assunto muito antigo ou fora da realidade (um conto fantástico, por exemplo).


Existem livros de contos e de crônicas; normalmente é feita uma coletânea (coleção de textos de vários autores), já que estes textos possuem poucas páginas; eventualmente, temos contos longos, mas é raro.


Novela é um tipo de livro narrativo (que conta uma história). É mais longa que o conto, com mais páginas, mais complexidade no enredo. É um livro de uma história só. É um tipo de livro intermediário entre o conto e o romance.


Na verdade, ao que se assiste pela TV são telenovelas, mas é aceito o termo novela, que na verdade é um gênero de livro.




E por último, no gênero narrativo, temos, o romance (livros longos, com grande complexidade narrativa, muitos eventos com vários personagens etc).


Tais livros, os romances, chegam a ter muitas páginas e não são, necessariamente, livros de histórias de amor.


Os romances podem ser:


· românticos;

· históricos;

· autobiográficos;

· de suspense e outros.


Nós temos os gêneros literários: narrativo (explicado acima); lírico (sentimento); épico (fatos heroicos e históricos); poético (poemas) e dramático (peça teatral).


Professora Edna Francisca.


Observação: Se você acessar o site pelo notebook ou computador, irá abrir um formulário para você colocar seu e-mail pra que eu possa te enviar mais materiais; avisos etc. Mas caso não queira, é só fechar a janela do formulário e visitar normalmente o site.


Além das Aulas no Blog de Aulas deste Site, você precisa acessar o Link "Sala de Leitura" para acompanhar as Aulas de Leitura. Outro caminho para acessar essas aulas é clicar em: "Arte de Escrever Bem" no Menu do topo da página inicial-submenu: "Sala de Leitura com a Professora Valéria".










19 visualizações