Atenção: Conteúdo da Primeira e da Segunda Semana de Aula Online (28/04 a 07/05 - 1ª Série D)

Atualizado: Jun 15

IMPORTANTE: Anotar o tema e o objetivo da aula em seu caderno, com a data de 28-04 a 07-05. O conteúdo é mais de leitura; compreensão; escuta e de análise. Não terá que enviar nenhum print de exercício para mim, mas como estávamos treinando em sala -expressões, palavras e conversas do dia a dia, esse conteúdo irá te ajudar a treinar de forma autônoma. Seja responsável e estude!

Tema da Aula: Aprender a Aprender.

Tempo: 4 aulas.

Objetivo da Aula: compartilhar dicas para que você possa estudar inglês, com foco em aprender de forma significativa.

Habilidade: analisar possibilidades de desenvolver de forma lúdica e atenta, as quatro competências do inglês, que são reading(ler), writing (escrever), listening (ouvir) e speaking (falar).


Hy, Inglês é difícil? É sério?


Muitas pessoas desistem de aprender inglês por considerar uma língua bastante difícil. Inglês é difícil? Ao contrário do que se pensa, o inglês não é uma língua tão difícil quanto se pensa e você pode estar muito enganado! Leia até o final porque vou te passar uma atividade muito legal pra treinar seu Inglês.

O alfabeto da Língua Inglesa é o mesmo que o do Português (isso já facilita muito).


Pode não parecer grande coisa, mas, se você for aprender outros idiomas como russo, árabe, ucraniano, grego, dentre outras línguas, primeiro terá de aprender o alfabeto que é completamente diferente do nosso!

Alguns com mais letras e combinações possíveis do que o alfabeto romano nosso. Então, para quem fala português e quer aprender inglês, essa já é uma facilidade a se considerar - já que você não precisará aprender um novo alfabeto.

Tempos verbais


Os tempos verbais em português são complicadíssimos em comparação com a língua inglesa. Basicamente há apenas uma exceção na terceira pessoa do singular (he, she, it) em todos os tempos verbais.

No português, todos os pronomes pessoais sofrem alterações em todos os tempos verbais, são muitas terminações que nem todos os falantes nativos sabem (por exemplo, “esta que vos escreve“).

Além disso, os tempos em inglês possuem verbos auxiliares para indicar, o que torna muito mais fácil a identificação e compreensão dos mesmos.

Feminino e masculino


Muitas palavras em inglês, principalmente adjetivos e profissões, não têm distinção de gênero, ou seja, são escritas da mesma maneira tanto para o feminino quanto para o masculino. Como exemplo, podemos citar as palavras abaixo.

• Teacher [professor(a)] • Ugly [feio(a)] • Friend [amigo(a)]

Muito diferente da nossa língua portuguesa, em que praticamente todos os adjetivos e profissões devem ser diferenciadas com os artigos definidos correspondentes (o/a), as exceções são poucas como – a/o astronauta, a/o soldado, a/o policial, etc.

Palavras semelhantes


Sim, existem muitas palavras em inglês que são parecidas com o português. Obviamente que se deve tomar cuidado com os “falsos cognatos” que são palavras parecidas com o português mas com significados totalmente diferentes.

Tirando os falsos cognatos, há uma grande variedade de palavras que se assemelham à nossa língua. Como exemplo podemos citar comedy (comédia), cinema (cinema), banana (banana), future (futuro), literature (literatura), idea (ideia), dentre outras.

Há palavras que nem precisam de tradução


Estamos falando de palavras que já vieram da própria língua inglesa e que hoje fazem parte do diálogo comum do nosso dia a dia. Enfim, palavras que não é necessário aprendermos um significado pois, já são comumente utilizadas em nosso vocabulário.

Como exemplos podemos citar as palavras pendrive, internet, online, Facebook, cowboy, shampoo, dentre outras.

Algumas dessas palavras acabamos adaptando à nossa língua como por exemplo, futebol (foot ball) e deletar (to delete). Além disso, já é possível encontrar nos dicionários de língua portuguesa escritas como Xampu, Caubói e Futessal.

A ortografia é menos complexa


Queremos dizer que, para escrever em inglês, não temos de nos preocupar com acentos, cedilhas, til, tremas (que não há mais no português), etc.

Além disso, no português temos muitas dúvidas comuns de escrita como – devemos utilizar S ou SS? S, SS ou Ç? J ou G? A palavra começa com H?

No inglês há muito menos dúvidas como essa e, a letra H é pronunciada.


Atividade com a música "All my loving" - The Beatles- técnica das Gêmeas do Inglês

1. Escuta atenta: escute um trecho atentamente e pause. 

2. Repetição: repita da forma mais próxima possível ao que escutou. 

3. Comparação e melhora: escute novamente comparando e melhore.


Observação: tem como escutar, enquanto você vê a transcrição em inglês! E também tem transcrição em português! Veja logo abaixo do vídeo

LINK VÍDEO COM A MÚSICA E LETRA EM INGLÊSLINK TRADUÇÃO

Importante: Pratique pelo menos um pouco por dia, é melhor estudar todo dia um pouquinho, do que muito um dia só e falhar vários dias ou até meses.

0 visualização