Competências socioemocionais & bullying
Aula de Português do Ensino Médio e outras Disciplinas

Educação socioemocional: diz respeito ao processo de compreensão e administração das emoções, sempre por meio da empatia e de decisões responsáveis.
A promoção da educação socioemocional nas mais diferentes situações, dentro e fora da escola, ocorre por meio do desenvolvimento das cinco competências apresentadas a seguir:
Autoconsciência
Envolve o conhecimento de ser, bem como de suas forças e limitações.
Autogestão
Relaciona-se ao gerenciamento eficiente do estresse, ao controle de impulsos e à definição de metas.
Consciência social
Necessita do exercício da empatia, do colocar-se “no lugar dos outros”, respeitando a diversidade.
Habilidades de relacionamento
Relacionam-se com as habilidades de ouvir com empatia, falar clara e objetivamente, cooperar com os demais, resistir à pressão social inadequada (ao bullying, por exemplo), solucionar conflitos de modo construtivo e respeitoso, bem como auxiliar o outro quando for o caso.
Tomada de decisão responsável
Preconiza as escolhas pessoais e as interações sociais de acordo com as normas, os cuidados com a segurança e os padrões éticos de uma sociedade.
Adaptado de: CURRICULAR, Base Nacional Comum. Disponível em:<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/195-competencias-socioemocionais-como-fator-de-protecao-a-saude-mental-e-ao-bullying>. Acesso: 04 mai. 2020.
